Dicas para os pais e mães: saiba o que fazer para o seu filho crescer saudável

01 mar 23Dicas

Para quem é pai ou mãe de primeira viagem ou está tendo as primeiras experiências, receber dicas para o seu filho crescer saudável ajuda muito a se sentir mais confiante para cuidar dos pequenos, não é?

Apesar de parecer bastante complicado definir e aplicá-las nos primeiros meses das crianças, é nesse momento que elas desenvolvem hábitos que podem ser levados para vida toda.

Não só isso, também é um dos primeiros momentos de amadurecimento da mente e do corpo, sendo primordial tomar alguns cuidados e estabelecer certos limites para um futuro saudável.

Por isso, separamos cinco dicas que vão te ajudar — e muito! — a tornar a vida dos pequenos mais equilibrada. Confira o próximo tópico as 5 dicas para o seu filho crescer saudável

As 5 principais dicas para o seu filho crescer saudável

1. Fique de olho no sono

Acho que você já ouviu por aí que o momento de dormir é fundamental para o crescimento do bebê, não é?

Pois bem, isso é verdade! É durante o sono que o corpo produz o hormônio do crescimento e auxilia também no aprendizado da criança, já que o cérebro consegue memorizar tudo que ele recebeu durante o dia. Assim, esse processo começa um pouco depois do momento de adormecimento até o início do dia.

Além disso, o descanso também melhora a coordenação e colabora com a produtividade do pequeno.

2. Comer para poder crescer

Não sei se você sabe, mas os hábitos alimentares são desenvolvidos principalmente nos primeiros anos de vida, como aprender a ingerir frutas, verduras e legumes.

E é por isso que é tão importante investir em um cardápio equilibrado e colorido para as crianças, contemplando todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, fortalecimento e para a imunidade.

Sendo assim, busque formas de introduzir aos poucos e deixar os pratos mais atrativos, como cores e cortes diferenciados.

3. Olha a hora de tomar água

Nós sabemos que eles amam brincar o dia todo, porém você precisa ficar atento à hidratação. Ela tem a função de regulação da temperatura, eliminação de substâncias tóxicas e absorção de nutrientes pelo corpo.

Aliás, de acordo com um estudo, os pequenos de 6 a 12 meses de idade devem tomar, em média, de 800 ml a 1 litro de água por dia.

Para isso, você pode transformar também o momento de tomar água e deixá-lo mais interessante, como fazer sucos e chás ou até colocar objetos chamativos, como canudos e copos diferentes.

4. Estabeleça uma rotina

Apesar dos pais e responsáveis terem que conciliar o dia a dia das crianças com outras atividades também importantes, é necessário criar uma rotina, estabelecendo rituais ou limites de horários para o momento do sono e da alimentação, por exemplo.

Esse método, além de reduzir a ansiedade e o estresse, também colabora com a autonomia do pequeno e a independência que se estende para outras fases da vida.

5. Fique de olho na saúde

A última dica, mas não menos importante, é fazer visitas aos médicos especializados em pediatria e sempre realizar os exames solicitados. Assim, você consegue ter um acompanhamento e diagnóstico do crescimento.

Dessa forma, se você deseja saber mais dicas para o seu filho crescer saudável ou assuntos semelhantes, conheça a Exmed e confira os nossos outros blogposts!

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.