Sofre com queda de cabelo? Saiba como tratar

05 mai 23Dicas

Você sofre com queda de cabelo ou conhece alguém que tem esse problema? Este artigo pode ajudar bastante na compreensão deste problema!

Em um dado da SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo), 42 milhões de brasileiros se queixam da queda de cabelo em algum grau. Mesmo sendo comum, quando acontece de maneira mais significativa, pode ser referente a algum problema de saúde ou talvez que a sua estrutura capilar esteja mais fragilizada.

Isso pode ocorrer também quando os fios ficam mais quebradiços e precisam de uma atenção maior para o excesso de procedimentos químicos realizados, se há alguma deficiência de vitaminas, alterações hormonais ou até a presença de doenças mais graves.

Para isso, é preciso consultar um especialista na área, como uma dermatologista, que dará o diagnóstico correto e o tratamento mais apropriado.

Mas, pensando nesse tópico, separamos algumas dicas que podem te ajudar a tratar a queda de cabelo. Confira os próximos tópicos!

4 maneiras para diminuir a sua queda de cabelo

1. Cuide da sua alimentação

Os produtos que consumimos influenciam bastante em todo o nosso corpo, inclusive na saúde do cabelo. Alimentos e bebidas com açúcar, carboidratos e álcool podem desequilibrar os hormônios e aumentar os níveis de insulina do sangue.

Para isso, evite ingeri-los e priorize refeições que possuem uma grande quantidade de ferro, zinco e ômega-3, por exemplo, para fortalecer os fios capilares. Melhores seus hábitos alimentares para manter os cabelos sempre com saúde.

2. Verifique os medicamentos

Uma pesquisa da BBC News Brasil afirma que é comum uma queda de cabelo acentuada meses depois de doenças infecciosas mais graves, como dengue, chikungunya e zika.
Em alguns casos também, as fases da nossa vida influenciam nesse aspecto e exemplos disso são: o puerpério, as crises de ansiedade, a depressão, os processos de terapias de reposição hormonal ou dietas.

Nesses momentos, costumamos ter uma alimentação restrita e o uso de medicamentos fortes, consequentemente, uma imunidade bem mais baixa.

3. Observe a temperatura do seu banho

Não só as temperaturas dos secadores e das chapinhas podem quebrar e danificar os seus fios, o calor dos chuveiros também os prejudicam e ressecam. A água quente, por mais que seja relaxante, pode também contribuir para a queda dos fios.

Fique atento então à temperatura como um fator decisivo para a queda dos cabelos. O excesso de calor pode ser eficiente para alguns tratamentos estéticos, mas prejudicial em casos de queda.

4. Tome cuidado com o excesso de produtos

Tudo em excesso faz mal, não é? Inclusive a quantidade de produtos que você usa!

Lembre-se também que os produtos têm base química e, em alguns casos, a mistura deles pode não fazer tão bem para a sua estrutura capilar.

Dessa maneira, independente das causas, é importante observar cautelosamente se a queda está em níveis normais ou não. Caso não, procure com urgência um profissional dermatologista ou clínico geral, e busque as melhores soluções antes que o problema se agrave.

Aliás, se quiser saber mais dicas de saúde como as de queda de cabelo citadas neste artigo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.