Como conciliar a rotina de trabalho com os cuidados com a saúde

03 nov 22Saúde

Uma rotina de trabalho puxada, com muito deslocamento em meio a trânsito intenso, longas distâncias, ou até mesmo curtas, mas demoradas, geram estresse e cansaço. Somada com tensão, muitas responsabilidades, horas extras e desgastes, acabam gerando total ausência de cuidados com a saúde, além do prejuízo causado a ela.

A bem da verdade, muitas vezes uma prática diária mal planejada acaba sendo uma desculpa perfeita para não cuidar de si. A parte boa dessa história é que é possível, sim, conciliar rotina de trabalho com cuidados importantes com a saúde.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas, afinal, está mais que na hora de parar de deixar a saúde de lado.

Tempo x cuidados com a saúde

A resposta é sempre a mesma: falta de tempo. Vale dizer que o tempo é o mesmo para todo mundo, então por que algumas pessoas conseguem e outras não? Porque algumas usam do planejamento para fazer uma melhor gestão do seu tempo. Além do mais, não vivem à espera de um momento ideal, elas usam o tempo que tem.

Comece a prestar atenção às horas que você gasta por dias com diversas atividades, desde as ligadas à rotina do trabalho, até com a casa e o lazer. A partir daí, você pode gerenciar melhor o que precisa fazer, em que dias e por quanto tempo.

Uma outra dica é manter o foco na atividade que está realizando. Quanto mais se concentrar nela, mais rápido e bem-feita ela será. Isso te dará tempo para realizar alguns cuidados simples, mas que geram bons efeitos na sua saúde.

Como usar a rotina de trabalho a seu favor

Então você precisa passar pelo menos uma hora no trânsito durante o trajeto para o trabalho, o que você faz? Reclama, buzina, fica olhando aplicativo de rotas, redes sociais?

Volte esse tempo para cuidar da sua saúde mental, por exemplo. Ouça podcasts de meditação, filosofia, entrevistas. Use esse tempo para relaxar.

Na empresa, levante a cada 20 ou 30 minutos. Beba água, tome um café, bata um papo. Você pode escolher um livro e ler algumas páginas nesses intervalos. Isso permite que o corpo e cabeça descansem. A descompressão deve ser uma atividade de rotina de todo trabalhador.

Estabeleça uma rotina de cuidados com saúde

Da mesma forma que você tem rotina para tudo o que é atividade, tenha também para os cuidados com saúde. Estabeleça um horário para acordar, passe 10, 30 minutos fazendo alongamento, exercícios de ioga, meditando, lendo sobre algo que ajude o seu corpo a acordar sem sobressaltos.

Prepare sua mente para o restante do dia. Caso consiga mais tempo, que tal uma caminhada ou corrida pelo quarteirão? Ótima oportunidade para cumprimentar os vizinhos e, quem sabe, tendo sorte, ouvir passarinhos pelas árvores.

Como cuidar da saúde também implica exames preventivos e visitas regulares aos médicos, coloque isso como prioridade na sua agenda. Vamos supor que o período de trabalho mais calmo vai de janeiro a fevereiro, é justamente nessa janela que você vai programar seus check ups anuais.

Viu, só? É possível ter uma rotina de trabalho intensa sem descuidar da saúde. Conte com a Exmed para realizar consultas e exames com qualidade e valores competitivos.

Confira nossos outros artigos com dicas de saúde.

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.