Benefícios da meditação para a sua saúde física e mental

02 mar 23Bem-estar

Se você tem uma rotina corrida ou deseja ter um equilíbrio maior entre o corpo e a mente, você precisa conhecer os benefícios da meditação.

Essa prática é conhecida em todo o mundo e tem o principal objetivo de melhorar a concentração e o autoconhecimento em seus diferentes aspectos. Não só isso, ela pode ser uma grande aliada para o bem-estar e organização durante o dia a dia.

Apesar de parecer impossível para quem nunca experimentou, já existem métodos para iniciantes ou guiados para quem deseja dar os primeiros passos.

Por isso, neste artigo, separamos quatro benefícios para você inserir de vez nas suas atividades diárias e começar a praticá-la agora.

4 benefícios da meditação

Vamos a eles!

1. Dê um up no seu autoconhecimento

Entender como a sua mente e o seu corpo funcionam é essencial para desenvolvimento de outros aspectos da sua vida, e a meditação pode te ajudar nisso.
Com o exercício diário, ela permite que você passe mais tempo observando, entendendo os seus pensamentos e questionando as suas motivações, fatores que muitas vezes são deixados de lado durante a rotina.

2. Seja mais produtivo no trabalho

Com tanta informação que nós recebemos diariamente, a meditação será capaz de aumentar a sua concentração em outras atividades, diminuindo o estresse durante o trabalho e, consequentemente, melhorando a produtividade e a disposição.

É um efeito direto da prática, que ajuda também a melhorar a disposição e ter um dia a dia mais interessante.

3. Melhore a qualidade do seu sono

Outro ponto muito interessante da meditação e que poucas pessoas sabem é a redução da insônia.

Isso acontece porque estamos sempre alertas ao que precisamos fazer ou como devemos realizar as atividades no momento de dormir, por exemplo. Assim, finalizamos muito inquietos e ansiosos para dar conta de toda a agenda do dia seguinte.

Assim, quando tiramos um tempo para meditar, conseguimos relaxar e focar no mais importante. Tanto que foi comprovado em um estudo da Universidade da Califórnia que os entrevistados que realizaram a meditação tiveram menos insônia e fadiga.

4. Tenha menos estresse e ansiedade

Você sabia que o Brasil já foi considerado o país mais ansioso do mundo pela OMS?

Dessa maneira, a meditação pode ajudar na diminuição do estresse e controle da ansiedade. Até porque as meditações guiadas, ou mindfulness, focam principalmente no controle da respiração e concentração da mente, fazendo com que exista uma diminuição da frequência cardíaca e do hormônio do estresse, o cortisol.

Sendo assim, contribui também para o funcionamento do sistema imunológico e para manter os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, de acordo com uma pesquisa, ter essa atenção plena durante a meditação pode diminuir os sintomas da depressão e até evitá-la ao longo da vida. Interessante, não é?

Temos certeza de que esses benefícios da meditação te convenceram a começar a praticar ou até procurar outras formas de cuidar da sua saúde física e mental. Por isso, te convido a conhecer a Exmed, a sua melhor alternativa para o plano de saúde, e conferir os nossos outros blogposts!

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