Alimentação infantil: saiba como criar uma criança mais saudável

31 mai 23Dicas
Alimentação Infantil

A alimentação infantil pode ser um desafio para algumas famílias, mas é importante saber que existem algumas dicas que podem facilitar o processo na rotina das crianças, auxiliando também os próprios adultos. 

Acredita-se que uma alimentação saudável na infância é responsável por uma vida adulta também mais equilibrada, evitando doenças graves e criando uma rotina mais sólida desde jovem. 

Apesar disso, um estudo publicado afirma que as crianças brasileiras estão cada vez mais acima do peso e vulneráveis a doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol alto. 

Não só isso, de acordo com dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, oito em cada dez crianças brasileiras de até cinco anos já consomem alimentos ultraprocessados. Esse é um alerta para os pais e responsáveis, procurando evitar consequências ao longo da vida da criança, como com a obesidade, a diabetes e os problemas cardiovasculares.

Sendo assim, desenvolver um cardápio equilibrado e nutritivo para os pequenos é essencial para quebrar o ciclo de hábitos prejudiciais e, neste artigo, vamos te dar algumas informações para ajudar nesse momento tão especial e delicado.  

6 dicas para melhorar a alimentação infantil 

Antes de tudo, é importante lembrar que as práticas saudáveis começam dentro de casa. Para isso, é fundamental que os pais introduzam aos poucos a reeducação, explorando com muita criatividade e cuidado. 

Assim, confira o que selecionamos para você: 

  • Seja um exemplo para os seus filhos 

Como falamos, os hábitos são criados dentro de casa e os pais devem ser grandes exemplos para os seus filhos. Até porque imagine se uma criança observa que nem os próprios responsáveis seguem as regras? Com a participação da família toda, ficará muito mais fácil indicá-la para o caminho certo! 

  • Dê pequenos passos, mas com grandes resultados

Nenhuma mudança deve ser feita da noite para o dia. Por isso, tente implementá-las aos poucos, inserindo frutas e verduras durante as refeições, por exemplo, sem grandes imposições. 

Dessa forma, tanto os pais quanto as crianças conseguem entender do que elas mais gostam, as suas preferências e quais precisam de mais paciência para entrar na rotina.  

  • Explore as sensações 

Quando estamos nas primeiras fases da vida, costumamos ser grandes exploradores, não é? Por esse motivo, utilize a criatividade e deixe o alimento ainda mais atrativo, com cortes diferentes, sabores e até cores. 

  • Ofereça água sempre que possível 

Entre uma brincadeira e outra, os pequeninos podem esquecer de beber a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do corpo. Sendo assim, faça pequenos lembretes no decorrer do dia e ofereça uma garrafa de água para que eles se hidratem da maneira certa. 

  • Preze por alimentos naturais 

Nos seis primeiros meses da vida de uma criança, é recomendado apenas o leite materno. Após isso, começa o grande desafio da introdução alimentar e é nesse período que os alimentos naturais devem ser inseridos no dia a dia. Sendo assim, evite  oferecer ultraprocessados, açúcares e conservantes e observe bem o rótulo de todos os alimentos. 

  • Procure um bom profissional 

A visita à nutricionista não é só coisa de gente grande, sabia? Esses profissionais podem ajudar e muito aos bons hábitos dos seus filhos. 

Para isso, conte com a solução que vai transformar a saúde de toda a sua família, muito além da alimentação infantil. 

Conheça a Exmed e confira os nossos blogposts para saber mais!

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.