Como o RH pode ajudar na saúde mental dos colaboradores

28 fev 23Empresas

A saúde mental dos colaboradores é uma das principais preocupações para o time de recursos humanos de uma empresa. Isso acontece porque depois de um período de instabilidade e mudança de rotinas, é possível observar o grande impacto no dia a dia dos funcionários, influenciando inclusive na produtividade deles.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar três formas que o RH pode ajudar nesse aspecto!

3 formas para o RH ajudar na saúde mental dos colaboradores

Os Recursos Humanos têm a nobre tarefa de trabalhar pela proteção e o desenvolvimento dos colaboradores. Essas dicas abaixo fazem parte de uma série de ações que podem ser ativadas para o bem-estar das pessoas nas corporações.

1 Esteja perto das equipes

A melhor forma de entender o que os seus colaboradores precisam é estando perto deles, compreendendo a sua rotina e como melhorá-la.

Assim, os feedbacks podem ser seus melhores amigos nesse momento, utilizado como uma ferramenta para o colaborador se sentir atendido dentro do ambiente de trabalho.

Por isso, é muito importante um acompanhamento direto, desde gestores até de estagiários, com reuniões individuais e em grupos, e aproveitar esses insights para melhorias.

2 Planejar o desenvolvimento dos colaboradores

Depois de entender melhor os fluxos dentro da empresa, os papéis dos funcionários e o que eles desejam. Estabeleça com as lideranças qual será a jornada de cada colaborador, imaginando o crescimento dele com a empresa para que se sinta ainda mais motivado a se desenvolver.

3 Pense na saúde

Quando falamos da preocupação com a sua equipe, precisamos citar a saúde mental. Depois de um período de muitas incertezas para grande parte das empresas, é interessante entender como isso impactou os colaboradores.

O RH e a promoção do bem-estar

Foram muitas transformações e incertezas, mas a responsabilidade de cuidar de uma equipe para o sucesso da empresa não pode ser deixada de lado.

Aliás, de acordo com uma pesquisa da Organização Mundial do Trabalho, para cada US$ 1 investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$ 4 são percebidos em ganhos com o aumento da produtividade.

Sendo assim, o setor responsável deve acompanhar os colaboradores e promover melhorias para a qualidade de vida dentro do ambiente corporativo. Por isso, ele deve analisar bem as necessidades da organização e ter uma visão mais ampla do que pode interferir nos fluxos e gerar grandes falhas.

E, dentro disso, o setor de recursos humanos também é responsável pelo olhar cuidadoso de unir o útil ao agradável e procurar benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa com ações e estratégias bem definidas.

Seja qual for o tipo ou tamanho da sua empresa, é preciso estar atento à rotina e à saúde mental dos colaboradores. Até porque, em uma pesquisa da Capita, 79% dos colaboradores entrevistados relataram terem sofrido estresse no trabalho nos últimos doze meses.

Diante desse cenário, a escolha de serviços médico-hospitalares de alto nível é muito importante nesse momento porque é com ele que os colaboradores poderão olhar para si e desfrutar de uma maior qualidade de vida.

Quer saber como ter o seguro certo para a saúde mental dos colaboradores? Confira os nossos outros blogposts!

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.